quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Metrô planeja construir acesso no saguão do aeroporto de Congonhas

O Metrô planeja construir um acesso para a futura estação Congonhas, na linha 17 – Ouro, dentro do saguão do aeroporto de mesmo nome, na zona Sul de São Paulo. A Infraero, estatal que gere aeroportos, informou ontem (2) ao Conselho Municipal de Patrimônio Histórico (Conpresp) sobre os planos da construção do novo acesso. De acordo com o Metrô, a localização exata da entrada ainda será definida. A ideia inicial seria construí-la na avenida Washington Luís, em frente ao aeroporto, mas o conselho vetou.

O Conpresp discute, atualmente, se deve tombar algumas construções do aeroporto doméstico, o que obrigaria a Infraero a submeter todas as alterações no local ao órgão municipal.  O aeroporto foi construído em 1936, e abriga painéis de artistas consagrados, além de elementos de art decó, por isso um processo de tombamento foi aberto em 2004.

O futuro acesso do metrô para a linha Ouro foi um dos argumentos da Infraero contra o tombamento do saguão. A estatal ainda afirmou que tombar partes do aeroporto impediria ou atrasaria os planos de expansão, e técnicos do Metrô já estiveram no local para estudar o saguão e conversar com representantes da Infraero sobre o possível acesso ao monotrilho.

A estatal ainda apontou, numa reunião com o conselho, que duas das áreas que deverão passar por obras estão em locais ou perto de pontos que o Conpresp planeja tombar. Uma delas fica na ala norte do embarque, ao lado do check-in da empresa TAM. A Infraero planeja colocar mais 30 balcões de check-in na área que era utilizada, até um ano atrás, pela Aeronáutica. Além disso, o aeroporto tenta evitar o congelamento dos galpões da antiga Vasp, já que o plano é demoli-los para ampliar o pátio de manobra dos aviões. 

As obras previstas ainda não têm prazo para execução, e antes é necessário resolver a questão do tombamento com o Conpresp e atualizar o Plano Diretor do aeroporto. O primeiro trecho da Linha 17-Ouro a ser entregue à população, com 7,7 quilômetros de extensão, será entre Congonhas e a Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da CPTM (Osasco-Grajaú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário