terça-feira, 23 de agosto de 2011

Centrais de flagrantes vão receber kit de perícia na próxima semana

Presos e material apreendido serão examinados nas próprias delegacias


As Centrais de Flagrantes da capital paulista vão poder realizar exames periciais em presos e nos materiais apreendidos a partir da próxima semana, dentro das próprias delegacias. Atualmente, o trabalho é feito no Instituto de Criminalística. De acordo com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, as delegacias vão receber um kit de perícia para fazer os exames. 

- Vai haver um kit na Central de Flagrante, com equipes de perícia que vão fazer os exames. Com isso, nós vamos garantir rapidez e diminuir os custos do Governo do Estado com transportes para o IC [Instituto de Criminalística]. 

Hoje, a operação exige que tudo seja encaminhado para exames no IC. Para o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, a medida vai agilizar o processo de realização dos exames. 

- Isso já vai suprimir uma demora muito grande que existia de levar esse material apreendido até o IC e retornar para continuar o ato de prisão em flagrante. Os policiais já serão treinados a partir da semana que vem e isso vai dar um impulso muito grande. 

Nesta terça-feira (23), foi inaugurada a Central de Flagrantes da 4ª Delegacia Seccional, na zona norte de São Paulo. Segundo o governo, a unidade começou a funcionar em julho e, desde então, atendeu 1.500 pessoas, com registro de 1.800 flagrantes. 

As nove centrais de flagrantes em São Paulo são responsáveis pelo registro de todas as ocorrências em estado de flagrante delito, ou seja, prisões e termos circunstanciados, incluindo captura de procurados, atos infracionais e crimes de trânsito. Elas funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 8h às 22h.



Agentes de escolta 

Nesta terça-feira, o governador assinou a contratação de mil agentes de escolta de presos. Segundo Alckmin, o objetivo é fazer com que o trabalho seja realizado pelos agentes especializados, e não pela Polícia Militar, como é feito atualmente. 

- Assinamos hoje a contratação de mil agentes de escolta. Hoje, quem faz é a Polícia Militar. São mobilizados muitos policiais, viaturas, armamento. Então, nós vamos fazer por agente de escolta. Com isso, vamos liberar a PM, veículos e viaturas para o policiamento de rua, extensivo.

Fonte: R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário