terça-feira, 3 de abril de 2012

Programação Casa de Cultura de Santo Amaro - Abril/2012


PROGRAMA DE ABRIL
A Casa de Cultura é um espaço de referência que contribui, por intermédio de sua programação e atuação junto à comunidade, para a construção da cidadania cultural dos moradores da região.
Desde sua criação, a Casa de Cultura exerce ação direta e ativa na vida de seus frequentadores, servindo não apenas como local de fruição ou produção cultural, mas também como pólo agregador da comunidade artística e seu público, proporcionando maior contato e vivência com um repertório cultural diversificado e de qualidade.
A Casa de Cultura também promove ações no sentido de viabilizar e valorizar à produção cultural local, oferecendo espaço para que os artistas possam desenvolver, experimentar e apresentar seus trabalhos.

Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434 - (altura do n.º 825 da av. João Dias)
São Paulo, SP - CEP 04751-070. Telefax: (11) 5522-8897. Telecom: (11) 5691-0164

BREVE HISTÓRIA
O crescimento da demanda cultural palistana, levou a Secretaria Municipal da Cultura, criar em 29 de dezembro de 1992, as Casas de Cultura, com objetivo de ampliar a inclusão sociocultural, abrindo espaço para manifestações da comunidade, fomentando núcleos, difundindo cultura regional, informando e sensibilizando a população através do acesso gratuito a oficinas, workshops, palestras, shows e espetáculos, sendo espaço democrático de idéias e debates.
A Casa de Cultura de Santo Amaro funciona no antigo prédio do Mercado Municipal de Santo Amaro, inaugurado em 1897, marco histórico da cidade de São Paulo, tombado pelo Condephaat e DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), cumpriu papel importante na história de São Paulo. Após seu fechamento em 1958, abrigou inúmeras atividades, sendo incorporado em 1980 à Secretaria Municipal de Cultura.

FIQUE DE OLHO! AVISO IMPORTANTE
INSCRIÇÕES ABERTAS PARA MÚSICOS:
Orquestra Filarmônica Santo Amaro: está selecionando músicos
para FAGOTE e II OBOÉ, ensaios as quintas-feiras.
Orquestra Silvia Luisada [iniciantes que queiram ter pratica orquestral]: está aceitando músicos para VIOLONCELOS, CONTRABAIXO, VIOLAS, TUBA e TROMPA,
ensaios as segundas-feiras pela manhã.
Agendar audição: Maestrina Silvia Luisada [11] 8174-9303

AGENDE SUA MOSTRA OU EXPOSIÇÃO NO ESPAÇO MERCADO DAS ARTES

De 14 a 30/abril – MERCADO DAS ARTES - 09h às 17h - EXPOSIÇÃO SALVE A AMAZONIA - em comemoração ao Mês do Índio Brasileiro, a artista plástica Marilene Nicolau convida para sua exposição que homenageia o índio IANOMAMI, da Amazônia, onde retrata com propriedade em óleo sobre tela e painéis, toda beleza e esplendor da flora e fauna da Floresta Amazônica.

OLA, CHORÕES E CHORONAS! Está de volta o projeto "Choro em Evidência", que tem o objetivo de fomentar a inclusão musical no bairro através do choro. Os encontros acontecem todas as quintas-feiras das 17h30 às 19h30. Contamos com sua presença!

PROGRAMAÇÃO ABRIL 2012


SEGUNDA-FEIRA

Todas as segundas

09h00 às 11h00 – ENSAIOS: ORQUESTRA SILVIA LUISADA - Orquestra formada por iniciantes nosinstrumentos musicais. Coordenação e Regência: Silvia Luisada.

14h00 às 16h00 – OFICINA DE ARTE: PINTOU A SINDROME DO RESPEITO - aulas de pintura às pessoas com e sem deficiência intelectual, a partir dos 10 anos de idade, supervisionados por equipe multidisciplinar altamente especializada formada por artista plástica, pedagoga, psicólogo e arte-educador. Os participantes desenvolverão trabalhos de desenho e pintura, que auxiliarão na parte motora e no estímulo à criatividade, em releitura de artistas plásticos brasileiros. Coordenação: Instituto Olga Kos

20h30 às 00h – MERCADO SAMBA DA VELA - verdadeiro culto ao samba com recepção calorosa da comunidade! Encontro de sambistas que apresentam suas obras diretamente ao público. Compositores, cantores, músicos e simpatizantes reunidos entorno da vela, cantando letras sobre o cotidiano, que pulsão ao ritmo das palmas que marcam o samba até que a vela se apague decretando o final da cantoria, quando a comunidade é convidada a compartilhar delicioso caldo quente. Coordenação:Comunidade Samba da Vela.


TERÇA-FEIRA

Todas as terças

14h30 às 15h30 – OFICINA DE DANÇA SENIOR - prática corporal direcionada ao idoso; promove o equilíbrio, estimula a lateralidade, trabalha articulações, memória, habilidade motora e relações interpessoais. Instrutora: Heloisa Suzuki - fonoaudióloga da URSI Santo Amaro

19h00 às 22h00 – VOCACIONAL DE ARTES VISUAIS - tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. [INICIO DIA 17/04 – INSCRIÇÕES ABERTAS]


QUARTA-FEIRA

Todas as quartas

10h00 às 12h00 – ENSAIOS: CORAL RACHEL PELUSO - coral misto com vozes adultas, masculinas e femininas, na música ocidental tradicional e erudita. Todas as idades. Participe! Pianista: Edith Kielgast. Regência: Silvia Luisada.



QUINTA-FEIRA

Todas as quintas

08h30 às 12h00 – ENSAIOS: ORQUESTRA FILARMÔNICA SANTO AMARO - corpo estável da Casa de Cultura. Agrupamento instrumental utilizado, sobretudo, para a execução de música erudita, formada por músicos de origens diversas. Coordenação e Regência: Silvia Luisada.

17h30 às 19h30 – CHORO EM EVIDÊNCIA – Olá, chorões e choronas! Está de volta o projeto "Choro em Evidência", que tem o objetivo de fomentar a inclusão musical no bairro através do choro. Contamos com sua presença!

20h00 às 22h00 – OFICINA DE SAMBA-ROCK - a disseminar arte da dança por meio do samba-rock, uma fusão do samba com ritmos americanos como bebopjazz e soul, nascido nos anos 60 tomou conta dos Bailes Black. Orientação: Ana Paula da Paz

14h00 às 18h00 - MERCADO DO IDOSO - espaço de convivência, inclusão cultural e valorização da qualidade de vida da população idosa, onde são realizadas atividades culturais, sociais, recreativas, ocupacionais e de lazer, por meio de vivências, atividades físicas, oficinas de artes etc. Coordenação geral: Denise F. Gehring. Assistente: Dayse Rosali de Sousa.

Dia 12/abril

14h00 às 15h30 – OFICINA DANÇAS BRASILEIRAS – ritmos  tradicionais  da  cultura popular que reúne cantigas de roda, brincadeiras e versos populares. Orientação: Aline Lima.

15h30 às 16h00 – RODA DE CONVERSA – bate papo e lanche de confraternização.

16h00 às 17h00 – TAICHI PAI LIN – Conjunto de práticas milenar de origem chinesa que promovem saúde física, mental, emocional, prevenindo e curando doenças, conduzindo a longevidade, proporcionando qualidade de vida. Instrutora: Denise F. Gehring.

Dia 19/abril

14h00 às 15h30 – OFICINA DANÇAS BRASILEIRAS – ritmos  tradicionais  da  cultura popular que reúne cantigas de roda, brincadeiras e versos populares. Orientação: Aline Lima.

15h30 às 16h00 – RODA DE CONVERSA – bate papo e lanche de confraternização.

16h00 às 17h00 – TAICHI PAI LIN – Conjunto de práticas milenar de origem chinesa que promovem saúde física, mental, emocional, prevenindo e curando doenças, conduzindo a longevidade, proporcionando qualidade de vida. Instrutora: Denise F. Gehring.

Dia 26/abril – TARDES DANÇANTES

14h00 às 16h30 – BAILE NO MERCADO IDOSO - tradicional ponto de encontro de idosos da região sul, apresenta música ao vivo com ritmos variados e muita animação com Os Mensageiros da Alegria.

SEXTA-FEIRA

Todos as sextas

19h00 às 22h00 – VOCACIONAL DE TEATRO - tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. [INICIO DIA 20/04 – INSCRIÇÕES ABERTAS]


SÁBADO

Todos os sábados

10h00 às 12h30 – OFICINA DE CAPOEIRA - busca desenvolver a criatividade e coordenação motora e rítmica por meio da dança e música, oferecendo aos participantes o contato com a cultura afro-brasileira. Orientação: Mestre Formiguinha [Alex Santos]

15h30 às 18h30 – VOCACIONAL DE TEATRO - tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. [INICIO DIA 28/04 – INSCRIÇÕES ABERTAS]

De 14 a 30/abril – ABERTURA - MERCADO DAS ARTES

 

09h às 17h - EXPOSIÇÃO SALVE A AMAZONIA - em comemoração ao Mês do Índio Brasileiro, a artista plástica Marilene Nicolau convida para sua exposição que homenageia o índio IANOMAMI, da Amazônia, onde retrata com propriedade em óleo sobre tela e painéis, toda beleza e esplendor da flora e fauna da Floresta Amazônica.


Dia 21/abril – SÁBADO HARMÔNICO NO MERCADO - ORQUESTRA DE VIOLÕES

20h00  os amantes da boa música instrumental poderão conferir gratuitamente mais uma edição do projeto “Sábado Harmônico”. Idealizado e coordenado pelo prof. Paulo Gilberto, traz nesta edição aORQUESTRA DE VIOLÕES, sob a regência de LUIS STELZER. Músicos: Valdomiro Vieira, Luiz Francisco G. Souza, Luiz Encarnação, Jefferson Mello, Joana Fátima Gonçalves, Pedro Kauan Frois, Paulo Sérgio Olivera, Antonio César Fernandes, Luiz Carlos Silva, Luisa Hinojosa Streber, Ricardo Nicolau Luccas, Luiz Roveran, Vagner Marques, Renata Yumi, Rita Cruz, Francisco Crestana e Ivan de Queiroz Barros. Repertório: Concerto em La[M] - Antônio Vivaldi; O Corta-Jaca - Chiquinha Gonzaga; Rosa - Pixinguinha e Otávio de Souza; Qui’nem Jiló - Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Chovendo na Roseira - Tom Jobim; Libertango e Verano Porteño, Astor Piazzolla; Yesterday, John Lennon e Paul McCartney; Água e Vinho, Egberto Gismonti; Palhaço, Egberto Gismonti; e Santa Morena, Jacob do Bandolim. Coordenação: Silvia Luisada.

Dia 28/abril – CONCERTOS NO MERCADO

20h00 – Recital erudito com o Camerata Vassileva e Coral Musikalina - RegentesMaria Vassileva, Ronaldo Mariani e Eduardo Lobato. Solistas: Mônica Regina da Silva, Selma Melnikoff, Etor Rivero e Antonio Toloi. No programa: Mozart, Beethoven, Corelli, André Garcia, Brahms, Edith Piaf entre outros. Coordenação: Silvia Luisada

DOMINGO

Todos os domingos

10h00 às 13h00 – VOCACIONAL DE ARTES VISUAIS - tem como prioridade o desenvolvimento técnico e a detecção de talentos, mas a emancipação criadora das pessoas por meio da prática artístico-pedagógica coletiva. A partir de 14 anos. [INICIO DIA 22/04 – INSCRIÇÕES ABERTAS]

Dias 15 e 22/abril - MERCADO SERTANEJO

15h00 às 19h30 – MERCADO SERTANEJO - ponto de encontro de músicos, cantores e artistas sertanejos, onde é apresentada a legítima e boa música caipira, sob o comando do "Duo Rouxinóis do Sertão" [Cida e Silva].

Casa de Cultura de Santo Amaro [11] 5522-8897
Coordenadora: Denise Franco Gehring

Nenhum comentário:

Postar um comentário