quarta-feira, 25 de abril de 2012

Capital tem redução de latrocínios e roubos a banco

A cidade de São Paulo teve queda de seis latrocínios no primeiro trimestre deste ano, em comparação com os três primeiros meses do ano passado. De janeiro a março de 2012 foram registradas 21 ocorrências desse indicador criminal, contra 27 no mesmo período de 2011.

A capital alcançou ainda a menor quantidade de latrocínios no primeiro trimestre desde 2009, quando, assim como nos três primeiros meses do ano passado, foram registrados 27 casos. As informações constam das Estatísticas Mensais da Criminalidade, contabilizadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

Em novembro do ano passado foi criada uma delegacia especializada no combate aos roubos seguidos de morte: a 3ª Delegacia de Polícia de Repressão a Homicídios Múltiplos e Latrocínios, na Divisão de Homicídios do DHPP (Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa).

Roubo a banco diminui 13,89%A cidade de São Paulo também reduziu os roubos a banco nestes três primeiros meses de 2012. A queda foi de 13,89%. Entre janeiro e março deste ano foram registrados 31 casos contra 36 no mesmo período do ano passado – cinco ocorrências a menos.

A capital atingiu ainda o menor número de roubo a banco desde 2004. No primeiro trimestre daquele ano foram contabilizadas 45 ocorrências dessa modalidade criminosa. A redução chega, portanto, a 31,11% nos últimos oito anos, com 14 casos a menos.

Sequestro em quedaOutro indicador criminal que apresentou queda na cidade de São Paulo foi a extorsão mediante sequestro. Neste primeiro trimestre de 2012, a capital registrou uma ocorrência a menos deste tipo de crime em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi de sete para seis casos.

Nestes três primeiros meses, a capital conquistou ainda o menor número de extorsões mediante sequestro em sua história recente. Nos primeiro trimestre de 2001 houve 15 casos, nove a mais que no mesmo período deste ano - uma queda de 60%. A redução é ainda mais relevante se compararmos o indicador com o período de janeiro a março de 2002, quando houve o pico de 63 casos na capital. A diminuição chega a 60%, com 57 ocorrências a menos em 2012.

Roubo de carga cai 5,97% Nos últimos 12 meses, a cidade de São Paulo diminuiu em 5,97% os roubos de carga. A redução foi de 271 casos - de 4.541 no período de abril de 2010 a março de 2011 para 4.270 entre abril de 2011 e março de 2012. O estudo de 12 meses feito pela CAP permite uma análise mais consistente das tendências criminais. Neste começo de ano, as seccionais que mais contribuíram para esta redução foram a 6ª (Santo Amaro) e a 7ª (Itaquera).

Aumento da produtividade policialNeste trimestre, a capital alcançou uma marca inédita em sua história recente no que diz respeito aos flagrantes de tráfico de entorpecentes. Foram registrados 2.069 boletins de ocorrência de tráfico de drogas neste primeiro trimestre de 2012. Em comparação com os três primeiros meses do ano passado – quando foram elaborados 1.481 BOs – houve um aumento de 39,70% desse indicador. Este foi o maior índice dos últimos 11 anos. Esse tipo de ocorrência depende totalmente da ação policial, e o crescimento indica maior eficiência das polícias para apreender drogas e prender traficantes.

Pelo menos em parte, a elevação decorreu da bem sucedida Operação Centro Legal, que combate a logística do tráfico do crack e outras drogas na região central, enquanto agentes de saúde e sociais oferecem tratamento médico aos dependentes químicos. Mais de 409 dependentes se internaram para tratamento, enquanto 373 traficantes foram presos em flagrante pelas polícias.

Também houve melhora no comparativo de 12 meses, com 1.423 flagrantes a mais – de 5.728 casos de abril de 2010 a março de 2011 para 7.151 nos últimos 12 meses –, um aumento de 24,84%.

A eficiência das polícias paulistanas também conseguiu tirar das ruas 1.313 armas de fogo neste primeiro trimestre de 2012. O número é 0,31% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado, quando 1.309 armas de fogo foram apreendidas pela Polícia. A quantidade de apreensões também cresceu nos últimos 12 meses. De abril de 2011 a março de 2012 foram retiradas das ruas 5.675 armas de fogo, contra 5.637 de abril de 2010 a março de 2011 – um aumento de 0,67%.

Violência contra a mulherDesde setembro passado, a Secretaria da Segurança Pública divulga dados de criminalidade contra a mulher. Os números de homicídios, tentativas de homicídios, lesões corporais dolosas e maus tratos, entre outros, são divulgados mensalmente pelo site da SSP (www.ssp.sp.gov.br). A divulgação atende o disposto na Lei Estadual 14.545, de setembro de 2011.

São Paulo é pioneiro na criação de políticas de defesa da mulher. Tem hoje 129 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM). Os dados criminais, separados em capital, Grande São Paulo, interior e Estado, incluem não apenas as ocorrências registradas pelas DDMs, mas por todos os distritos policiais.

Atualizações mais frequentesDesde março de 2011, São Paulo passou a divulgar as estatísticas criminais por mês e por distrito policial no site da Secretaria (www.ssp.sp.gov.br). A divulgação era feita trimestralmente desde 1995. Com a mudança, as atualizações das estatísticas passaram a ser mais frequentes.

As estatísticas destinam-se, em primeiro lugar, à tomada de decisões estratégicas de governo, como distribuição de recursos materiais, humanos e tecnológicos. Por isso, são sempre atualizadas, de modo a refletir da forma mais próxima possível a criminalidade.

De forma geral, as atualizações são feitas a pedido dos distritos, seccionais ou divisões, quando são descobertos fatos novos durante a investigação criminal. As atualizações propostas são analisadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento da SSP antes de serem oficializadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário