Os segurados do INSS não terão mais de percorrer grandes distâncias dentro de São Paulo para tirar dúvidas sobre os serviços e benefícios da Previdência Social.
A Prefeitura e o instituto estão negociando a implantação de pequenos pontos de atendimento, sem perícia médica e sem concessão de benefícios, nas subprefeituras.
“A ideia é começar o mais breve possível nas subprefeituras mais afastadas onde não existe posto do INSS, como Cidade Tiradentes, Perus, Jaçanã e Parelheiros”, disse o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que fez o pedido de ampliação do atendimento ao presidente do INSS, Mauro Hauschild.
Na última quarta-feira, o INSS deu início às negociações com a Prefeitura. O acordo pode levar um posto de tira-dúvidas do INSS a cada uma das 31 subprefeituras da cidade.
As sedes das subprefeituras oferecem cerca de 150 serviços fixos à população, nas chamadas praças de atendimento, além de palestras e cursos eventuais.
“Às vezes, o segurado tem uma dúvida simples e acaba gastando tempo e dinheiro indo até um posto do INSS. Na subprefeitura, ele poderá levar os seus documentos e descobrir se pode ou não se aposentar”, afirmou o deputado. A previsão é de que os primeiros postos comecem o atendimento aos segurados no próximo ano.
Desde julho, o INSS está testando o projeto Previdência Aqui, com minipostos de informações no Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS).
Telefone /Atualmente, os segurados do INSS podem tirar dúvidas e acompanhar a resposta do pedido de benefício pela central de atendimento 135 do INSS (que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h) ou então pelo site: previdencia.gov.br.
“Nem todo mundo tem computador com acesso à internet em casa e muitas dúvidas só podem ser solucionadas pessoalmente porque o trabalhador precisa mostrar a documentação que tem em mãos. O INSS precisa de mais opções de atendimento presencial numa cidade grande como São Paulo”, disse o deputado.
Endereço
Obs.: Não oferece Bilhete Único para idosos e deficientes
As 31 subprefeituras da capital oferecem cerca de 150 serviços diferentes para os paulistanos. Em parceira com o INSS, as subprefeituras também terão postos de informações sobre os benefícios da Previdência Social
Emissão de alvarás e licenças
Solicitação de reparos e manutenção de vias
Soliciatação de limpeza de córregos e rios
Solcitação de limpeza e conservação de espaços públicos
Consulta de processos administrativos
Horários da operação cata-bagulho
Pedido de construção de muro de arrimo
Pedido de vistoria e fiscalisação de mesas e cadeiras instaladas irregularmente em via pública
Pedido de fiscalização de obra pública
Cursos e palestras
Pedido de recuperação de boca de lobo
Emissão de bilhete único para deficientes e idosos
Fonte: Diário de S. Paulo
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