segunda-feira, 4 de julho de 2011

Santo Amaro é o bairro a gastar mais água em SP

Bairros com amplos jardins, áreas gramadas e repletas de árvores. Mansões de vários cômodos, com quadras de esporte e piscina. O sonho de muitos tem um preço alto e não apenas financeiro – atinge também o meio ambiente. Para satisfazer a esses desejos de consumo, os bairros nobres acabam sendo também os maiores consumidores de água na cidade de São Paulo. E, entre eles, a região do Jardins, na zona sul, é disparada a campeã.

A pedido da reportagem, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) elaborou um mapa das regiões que mais consomem água na capital – por média de domicílio. Os moradores dos Jardins gastam em média 21,7 mil litros por mês – 48,6% a mais que a média da cidade.

Isso não significa que os moradores do bairro desperdicem água, larguem torneiras abertas ou liguem o chuveiro cinco minutos antes de entrar no banho. São as próprias características do bairro que explicam o alto consumo. Paulo Massato Yoshimoto, diretor da região metropolitana da Sabesp, afirma que o consumo de água é proporcional ao poder econômico.

- Quanto maior o poder econômico, maior o consumo de água. Uma região da cidade onde casas têm quintal grande, com gramados, jardins e calçadas que precisam ser lavadas, além das piscinas, certamente vai gastar muito mais.

Outros bairros com características semelhantes também aparecem como líderes em consumo. Santo Amaro, na zona sul, e Butantã, na oeste, ocupam segundo e terceiro lugares na lista, com gastos respectivamente de 17,9 mil e 17,4 mil litros por domicílio.
Por outro lado, a região que menos gasta água é o Campo Limpo, com consumo médio de 13,6 mil litros mensais por domicílio. Itaim Paulista, na zona leste, também apresenta baixa média de consumo, com 12 mil litros por domicílio.


Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário