terça-feira, 5 de julho de 2011

Respirômetro mede qualidade do ar nos terminais de ônibus em SP

Aparelho marcou 214 µg/m³ de partícula no Terminal Santo Amaro.
Dentro do ônibus qualidade também foi ruim: 189 µg/m³.


O Respirômetro circulou nesta terça-feira (5) pelos terminais de ônibus da capital paulista para avaliar a qualidade do ar. A sugestão de reportagem foi de uma telespectadora. No terminal de ônibus Santo Amaro, na Zona Sul, o aparelho marcou 214 µg/m³ de partícula, considerado péssimo. No Largo 13 de Maio, a qualidade estava ruim – 134 µg/m³ de material particulado.

Dentro dos ônibus a situação é bem parecida. O ar foi considerado péssimo – 189 µg/m³. No Terminal Dom Pedro II, no Centro, circulam diariamente 250 mil passageiros em 92 linhas. Nele, o ar estava bem ruim – 136 µg/m³ de material particulado.

No corredor mais movimentado da capital, que leva até o Terminal Bandeira, em nenhum momento a medição ficou abaixo dos 100 µg/m³. São 14 km, 54 linhas e 615 mil passageiros por dia. Quem andou pelo corredor nesta terça-feira (5) respirou ar ruim o tempo todo.

A medição também foi feita com as janelas do ônibus fechadas. O índice também ficou altíssimo, um risco para a saúde do motorista e cobrador que ficam oito horas por dia respirando esse ar. No Terminal Bandeira o índice foi de 192 µg/m³ de partícula, mais uma vez péssimo.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário