quarta-feira, 25 de maio de 2011

Piano para quebrar a rotina dos paulistanos

Projeto cultural aproxima usuários do metrô com arte e entrenimento

Imagem do post
Usuária do metrô toca piano na estação Largo Treze

Diariamente milhões de pessoas transitam na cidade de São Paulo. Uma diversidade de etnias, sotaques e estilos passeiam pelas ruas da capital paulista, coração financeiro do Brasil. Aqui as pessoas estão sempre apressadas e ocupadas com suas tarefas. Homens e mulheres trabalham e fazem a engrenagem da cidade girar cada vez mais forte, impulsionando a economia brasileira.

O transporte público leva e traz as pessoas de suas casas até seus trabalhos. E uma das formas de se locomover pela cidade é o metrô. Com tantas tarefas, os paulistanos mal têm tempo para respirar e ter um tempo para lazer e bem-estar. Mas, quem disse que são necessários parques, centros culturais e outros locais para entreter a população quando existe um piano no metrô para quem aprecia boa música aliada a oportunidade de tocar piano em pleno metrô paulista?

A partir disso o Metrô através do Projeto Encontros, em parceria com a empresa CINEMAGIA disponibiliza um piano para que os usuários toquem durante o horário de operação da estação. São quatro pianos distribuídos em estações das quatro linhas de metrô existentes na capital Paulista. São elas: Santana (Linha 1-Azul), Sé (Linha 3-Vermelha) e Tamanduateí (Linha 2-Verde) e Largo Treze (Linha 5-Lilás). Os quatro pianos foram fabricados pela Fritz Dobbert.

Um dos objetivos do projeto é aproximar o usuário do metrô com as artes e cultura e também tirar um pouco o cidadão paulistano da rotina, quebrar aquela correria do dia-a-dia com boa música.
Este projeto não é tão recente. Em 2008 o SESC instalou pianos em alguns espaços públicos de São Paulo. Entre eles estavam as estações de trem da Sé e de Santo Amaro. Na época 20 mil usuários tocaram piano para milhares de pessoas que passavam por esses locais diariamente.

Aline Luna, 22, é uma das usuárias do Metrô que apreciam o projeto. Ela considera a iniciativa importante e se arrisca a tocar algumas melodias ao público da estação do Largo Treze. “É uma oportunidade para as pessoas que não têm condição de ter um piano em casa, mas que gostam de tocar e apreciam os sons e timbres do instrumento”, diz.

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Um comentário:

  1. O piano está com problemas no pedal de sustein... Tá quase que impossível de tocar. O pedal só sustenta o som somente de algumas notas graves.

    ResponderExcluir