segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Polícia investiga furto a empresa de transporte de valores


Um homem foi preso por policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) e do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, por volta das 2 horas de domingo (14), após participar da invasão e furto a uma empresa de transporte de valores, na Rua Laguna, em Santo Amaro, zona sul de São Paulo. Parte do dinheiro da empresa foi recuperada pela PM. As investigações prosseguem pelo Deic e DHPP.  
Funcionários da empresa notaram um movimento estranho na sala do cofre de valores e chamaram a Polícia Militar. Policiais do COE viram um ônibus prata e azul, na Rua Professor Alceu Maynard Araújo, equipado com um material de borracha preta, usado para disfarçar a passagem de dentro do ônibus a um bueiro.
Quando os PMs se aproximaram, o ônibus acelerou e arrastou por cerca de 30 metros R.P.S., de 36 anos, que estava saindo do esgoto debaixo do veículo. Imediatamente, uma equipe levou o suspeito ao Hospital Regional Sul, onde ele morreu devido aos ferimentos.
Outros policiais do COE perseguiram o ônibus a pé, indicando a localização do veículo para uma viatura da Rota, que passou a apoiar a ação. O motorista do coletivo perdeu o controle e bateu em um poste, próximo à Praça Doutor Edmundo Zenha.
Resistência
Assim que o veículo parou, os suspeitos desceram do ônibus, atirando contra os policiais militares, que revidaram os disparos. Um dos homens, não identificado, foi baleado e socorrido pelos PMs da Rota ao Hospital do Campo Limpo, onde morreu.
Parte do grupo de assaltantes, aproximadamente seis pessoas, parou um Chevrolet Celta vermelho que passava pelo local, e após ameaçar o casal que estava no carro, roubou o veículo e fugiu.
Momentos depois, os policiais realizaram buscas pelas proximidades e encontraram o vendedor M.O.A., de 37 anos, escondido nos arbustos. Assim que os PMs se aproximaram, o suspeito atirou.
A equipe se defendeu e disparou contra o homem, que foi atingido e socorrido pela Rota ao Hospital do Campo Limpo, onde também morreu. Com ele, foi apreendida uma pistola Taurus, calibre .40, com numeração raspada.
Dentro do ônibus, um suspeito ainda resistia à prisão e, após cerca de 3 horas de negociação, atirou contra os policiais. Os PMs revidaram com duas bombas de gás e entraram no veículo, onde M.A.M., de 36 anos, foi preso em flagrante. Com o suspeito, uma pistola Glock 9 mm e um fuzil Ruger .556 foram encontrados.
Apreensão no ônibus
Policiais do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) estiveram no local e descobriram que a maioria dos bancos do ônibus havia sido retirada.
Foram apreendidos uma carteira com vários cartões de banco, três mochilas pretas, um rádio portátil com dois fones de ouvido, um RG, um capacete, diversas luvas e macacões de mergulho, 20 sacos plásticos com parte do dinheiro furtado, um colete à prova de balas, uma máscara de caveira, um distintivo, quatro pares de joelheiras, várias lanternas normais e de capacete, um celular, roupas, além de carregadores e munições de armas de fogo de diversos calibres.  
Os policiais descobriram ainda que o ônibus possuía um fundo falso, com travas. O veículo foi encaminhado ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) para apreensão.
Apreensão no túnel
No bueiro, dentro do esgoto, foram encontrados um celular, R$ 10, botes infláveis, ferramentas, alguns sacos plásticos também com parte do dinheiro furtado, além de alguns pedaços de corda.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para auxiliar na revista do esgoto, porém nada mais foi encontrado. Dentro do cofre da empresa, os policiais localizaram o buraco feito pelos suspeitos, além de um macaco hidráulico e mais ferramentas.
Foi requisitada perícia para a sala do cofre, a rua da troca de tiros, o túnel feito pelos assaltantes e o ônibus, além da coleta de material dos envolvidos para exame residuográfico. O dinheiro encontrado foi devolvido para a empresa.
Todos os objetos, incluindo as armas de fogo dos suspeitos e dos policiais, foram apreendidos para perícia no Instituto de Criminalística (IC). Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) - Sul.
 O caso foi registrado como resistência, homicídio culposo, quadrilha ou bando, furto e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e será investigado por meio de inquérito policial pela equipe E - Sul da 1ª Delegacia da Divisão de Homicídios do DHPP.
A Delegacia de Roubo a Bancos do Deic também investigará o roubo e os suspeitos que participaram da ação e fugiram.
Rodrigo Paneghine
Fonte: Secretaria Segurança Pública de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário