quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Capital ganha 2 novas Centrais de Flagrantes este mês


Duas novas Centrais de Flagrantes serão implantadas na Capital no próximo dia 22 de outubro nas regiões central e de Santo Amaro, respectivamente, nas áreas da 1ª e 6ª Delegacias Seccionais.
A portaria DECAP nº 6/2012 foi publicada hoje (11) no Diário Oficial do Estado. As Centrais funcionarão no 2º e 11º Distritos Policiais.
A novidade traz muitas vantagens. Uma delas é a redução no tempo de deslocamento às unidades, o que beneficia os policiais e as pessoas envolvidas nas ocorrências, tornando mais ágil o atendimento e permitindo aos PMs que voltem ao patrulhamento mais rapidamente.
A portaria traz ainda a informação de que todas as Centrais de Flagrantes serão anexadas a uma Central de Polícia Judiciária. Isso quer dizer que, para registrar ocorrências de flagrantes no período das 7h às 22h, a população deve recorrer a uma das 11 unidades.
Das 22h às 7h, as Centrais de Polícia Judiciária poderão atender qualquer caso. O resultado da medida é que sempre haverá uma unidade policial funcionando. Vale lembrar que as sedes terão carceragens de trânsito e, por isso, a segurança será incrementada.
As Centrais de Flagrantes
As Centrais de Flagrantes foram implantadas na Capital em agosto de 2011 e fazem parte de um pacote de mudanças proposto para reorganizar e melhorar o trabalho da Polícia Civil. 
Até hoje, a cidade contava com 9 unidades, uma em cada delegacia seccional. Nelas, são registradas ocorrências de flagrante delito, incluindo a captura de procurados da Justiça e atos infracionais.
As Centrais de Polícia Judiciária do Decap foram criadas com as Centrais de Flagrantes para trabalharem juntas, uma complementando a outra.
BOs registrados em 15 minutos
Segundo relatórios das delegacias seccionais sobre o primeiro ano de implantação do novo sistema de gestão do Decap, houve impressionante melhora do tempo gasto para o registro de um boletim de ocorrência nas delegacias territoriais da Capital.
Em média, os cidadãos têm permanecido entre 15 e 30 minutos nos DPs para elaborar um B.O. Antes, a demora chegava a 3 horas ou mais.
Consequentemente, o esquema melhorou também o trabalho dos policiais militares, que são liberados mais rapidamente para o policiamento das ruas. Antes, os PMs apresentavam um flagrante e “disputavam” o registro do B.O. com um cidadão comum.
Hoje, os policiais militares são prontamente recepcionados nas Centrais de Flagrante e permanecem em média 60 minutos nas delegacias. Antes, um flagrante demorava até 7 horas caso houvesse o envolvimento de drogas.
Kit drogas
Outra ferramenta que trouxe mais agilidade para o registro das ocorrências foi o “kit de constatação preliminar de drogas”. Antes, todo o entorpecente apreendido e apresentado numa delegacia era, primeiramente, encaminhado para perícia no Instituto de Criminalística (IC).
O laudo de constatação da droga demorava, em média, 5 horas para ficar pronto. Atualmente, com o kit drogas em funcionamento nas Centrais de Flagrante, o policial civil analisa a substância e elabora um auto preliminar em aproximadamente 7 minutos. O trabalho é fruto de uma portaria em conjunto com o IC (1/2012).
Depois da ocorrência já registrada, e com total tranquilidade, o entorpecente é encaminhado para uma perícia definitiva no IC. Com isso, a Capital é único lugar onde uma constatação de droga é feita duas vezes.
População aprova
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do Decap, Departamento de Polícia Judiciária da Capital, que permite às pessoas avaliarem os serviços prestados nas delegacias, completou um ano de funcionamento em agosto passado.
Neste período, a quantidade de elogios aos atendimentos dos policiais civis quase dobrou: passou de 45% de aprovação em julho do ano passado para 85% no mês de junho deste ano.
O serviço foi idealizado e criado pelo Decap juntamente com outras ferramentas para melhorar o atendimento e a qualidade do trabalho prestado por todas as delegacias territoriais da cidade de São Paulo. Os projetos fazem parte do Novo Sistema de Gestão do Departamento.
Após registrar um boletim de ocorrência ou ser atendido nos 93 distritos policiais da Capital, o cidadão pode, por meio do sistema, enviar elogios ou críticas à Polícia Civil. “O SAC possui importância grandiosa, pois funciona como um setor sem filtros. É o diagnóstico fiel do que a população pensa ou almeja dos serviços policiais”, comentou Pablo Rodrigo França, delegado assistente do Decap.
Quase 85% de elogios
Quando o serviço começou a funcionar, em julho de 2011, a quantidade de elogios era de 44,78% e a de reclamações 55,22% de todos os atendimentos avaliados pela população. Já no mês de junho deste ano, a aprovação atingiu 84,76% e as queixas 15,24%. A melhora foi de quase 40% em um ano. No período, o sistema recebeu quase 1.600 considerações dos cidadãos.
“O SAC nasceu com a intenção de ser o fio condutor entre o público consumidor dos serviços da polícia territorial paulistana e cumpre muito bem a vez de feedback de todo o processo que envolve o Sistema de Gestão do Decap. Com ele, é possível medir, com significativa confiabilidade, a satisfação do serviço público executado pelos policiais civis”, ressaltou Carlos José Paschoal de Toledo, diretor do Departamento.  
Serviço
O SAC funciona por meio do telefone 3815-5446, de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h, pelo fax 3031-5446, e pelo e-mail sac-decap@policiacivil.sp.gov.br.
Polícia mais produtiva
Um ano após a implantação do novo sistema de gestão do Decap, a Polícia Civil da Capital registrou um significativo aumento da produtividade. O número de boletins de ocorrência registrados, por exemplo, aumentou em 16,99%, o de inquéritos policiais instaurados em 19,89%, o de flagrantes em 8,99% e as apreensões de menores 1,53%.  Já a quantidade de pessoas presas teve uma melhora de 3,57%.
Neste período, mais de 37 mil veículos foram recuperados e devolvidos às vítimas na Capital. Dado 21,90% maior que em relação ao ano anterior – antes da inauguração do novo sistema de gestão.  
Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

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