terça-feira, 20 de setembro de 2011

Fiscalização da CET está enfraquecida no Centro de São Paulo

Reportagem esteve em cruzamentos da região e pouco se viu dos 2.400 marronzinhos

No dia em que começou a valer para toda a cidade, a fiscalização do respeito à faixa de pedestre enfraqueceu justo onde a Prefeitura de São Paulo chama de "1ª Zona Máxima de Proteção ao Pedestre": o centro da capital paulista.
A reportagem esteve em alguns cruzamentos de maior movimento da região central e pouco se viu dos 2.400 marronzinhos que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse ter destacado para intensificar a campanha.
Na rua Quintino Bocaiuva, a CET estava presente, na tarde de ontem, em apenas um dos seus cruzamentos, com a rua Riachuelo. Quem trabalha na região - como fitoterapeuta Marcello Silva, de 40 anos - diz que a CET ficou pouco tempo após o início da aplicação de multas, em agosto.
- Foi só nas primeiras semanas e depois já abandonaram.
Na região da avenida Paulista, e ruas Augusta e Peixoto Gomide, foi encontrado apenas um agente em pleno horário de pico da tarde. Ele estava no cruzamento da Peixoto Gomide com a rua Carlos Comenale.
Já em um dos "novos" locais definidos pela CET para expandir o programa, o corredor da avenida Rebouças, havia um marronzinho em cada esquina. Nos locais onde faltou fiscalização sobraram cenas de pedestres tendo de atravessar no meio dos carros e de veículos em cima da faixa.
No restante da cidade, havia mais orientadores (pessoas vestidas de amarelo segurando uma "mãozinha" de papelão) do que agentes de trânsito. Ao todo, a CET contratou 633 orientadores e três equipes de mímicos para fazer esquetes na avenida Paulista e região. A companhia promete que, em breve, o número de orientadores vai chegar a 1.040.
A companhia ressalta que o programa de proteção ao pedestre "está focado estruturalmente no trabalho educacional de conscientização do respeito ao pedestre" e que os educadores vão trabalhar no período da tarde nos corredores de ônibus.
Câmeras
A CET também começou ontem a usar as câmeras para multar veículos que desrespeitam a faixa de pedestre em seis cruzamentos: na rua da Consolação com a Maria Antônia, no centro; na avenida Cruzeiro do Sul com a avenida Zaki Narchi, na zona norte; na avenida Celso Garcia com a avenida Salim Farah Maluf, zona leste; no viaduto Santa Generosa com a rua Correia Dias, na alameda dos Maracatins com a avenida Irai e na rua Vieira de Morais com a avenida Santo Amaro, zona sul.

Fonte: R7.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário