sábado, 18 de junho de 2011

Consulado dos EUA espera receber 2 mil pessoas em dia de mutirão em SP

Filas se formaram em frente ao escritório situado na Zona Sul da capital. Consulado em São Paulo é o que mais emite vistos no mundo.

Filas no interior do consulado dos EUA em São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Filas no interior do consulado dos EUA em São Paulo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

O consulado dos Estados Unidos em São Paulo espera receber neste sábado (18) cerca de 2 mil brasileiros que pretendem tirar visto para entrar legalmente no país. Por conta da grande demanda, os escritórios norte-americanos da capital paulista, de Recife (PE), do Rio e a embaixada em Brasília faziam mutirão até a tarde deste sábado.

Filas se formavam em frente e no interior do conjunto de edifícios que forma o consulado, que fica na Rua Henri Dunant, na Chácara Santo Antônio, Zona Sul. Apesar disso, a entrevista com os vice-cônsules responsáveis pelos vistos era rápida. “Foi bem fácil. Entrei rapidinho”, disse a promotora de eventos Lucila Aubin, de 25 anos.

De acordo com o cônsul-geral dos Estados Unidos em São Paulo, Thomas Kelly, o consulado da capital paulista é o que mais emite vistos em todo o mundo. Apenas em 2010, 320 mil pessoas receberam autorização para entrar em território americano por meio do escritório paulistano. “A demanda vem crescendo. Neste ano aumentou 36%”, disse.

Cônsul-geral Thomas Kelly registra pessoas que querem visto (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Cônsul-geral Thomas Kelly registra pessoas que querem visto (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)

Ele acrescentou que a taxa de aprovação de vistos é superior a 95%. “É muito importante para a economia americana que os brasileiros viajem para lá. Os brasileiros são os que mais gastam nos Estados Unidos.” Para facilitar a vida de quem quer viajar, todos os 20 funcionários responsáveis pelas entrevistas trabalhavam neste sábado. Até Kelly ajudava as pessoas a se registrarem.

Apesar da alta taxa de emissão, algumas pessoas estavam nervosas. A recepcionista santista Sabrina Torres, de 26 anos, está com passagem comprada para a Disney. Seu voo para Orlando, na Flórida, irá decolar em 26 de junho. Após passar por entrevista, ela não continha a felicidade em saber que seu visto havia sido aprovado. “Vou ver o Mickey”, disse, emocionada.

Mais precavida, a arquiteta Mariá Buchalla, de 24 anos, ainda não comprou passagem para Nova York, onde pretende passar as férias de julho. “Vai que não sai. Fico no prejuízo. Mas acho que não terei problema. Se for para eu ir, conseguirei [o visto].”

Por conta do aumento cada vez maior da demanda, um novo mutirão está previsto para acontecer em São Paulo em 23 de julho, um sábado.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário