sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Santo Amaro lidera irregularidades da nova lei antiálcool

Nos 15 primeiros dias da nova lei estadual antiálcool, 164 estabelecimentos comerciais foram multados em São Paulo por vender, facilitar ou permitir o consumo de bebida alcoólica por menores de 18 anos.
Há pouco mais de dois anos, quando a lei antifumo entrou em vigor, o mesmo período de fiscalização rendeu 71 autuações – menos da metade. Para a Vigilância Sanitária Estadual, a comparação mostra que coibir o álcool entre crianças e adolescentes é mais difícil do que proibir o fumo entre adultos.
A capital recebeu 109 multas. Na lista há supermercados, lojas de conveniência, casas noturnas, bares, lanchonetes e até um salão de bilhar. Na divisão por bairros, o bairro Santo Amaro é o primeiro do ranking de irregularidades, com 15 autuações, seguido pelo bairro Itaim Bibi, com 13, e bairro Moema, com 11. A zona sul da cidade concentrou 47% das punições, com 52 multas. No lado oposto, a zona norte só registrou 7, o mesmo número verificado nas cidades de Campinas e Ribeirão Preto.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram feitas 16.700 fiscalizações em comércios paulistas entre 19 de novembro e 3 de dezembro. Na maioria dos casos, as punições foram aplicadas porque os fiscais constataram que havia facilidades na compra da bebida. Apesar de toda a divulgação, alguns pontos comerciais ainda expõem bebidas alcoólicas ao lado de suco, água ou refrigerante. Segundo a pasta, a falha foi observada, por exemplo, no Pão de Açúcar da Rua Apinagés, no Sumaré, zona oeste, e no Carrefour do Limão, na Marginal do Tietê, zona norte.
Para aumentar a adesão à lei, os fiscais trabalham sem uniformes nem qualquer tipo de identificação. “A ideia é que assim eles consigam presenciar as situações irregulares sem chamar a atenção”, diz a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, a médica Maria Cristina Megid. Apesar de o número de multas ser pequeno frente ao total de fiscalizações, ela afirma que o balanço é positivo.
Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB), o balanço é positivo, mas deve melhorar com novas ações, como a Operação Verão. “Vamos estar muito presentes no litoral de São Paulo”, afirmou. O governo também aposto nas denúncias. A secretaria já recebeu 214 denúncias, das quais 92 foram na capital. A multa mínima para os infratores é de R$ 1.745, mas pode chegar a R$ 87.200, dependendo do tipo de infração e do faturamento do local.
Fonte: Agência Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário