quarta-feira, 13 de março de 2013

Corpo de Bombeiros ganha 101 viaturas em seu 133º aniversário

A frota do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo conta a partir de hoje (13) com mais 101 viaturas. A entrega dos veículos foi feita, na manhã desta quarta-feira, na Praça da Sé, pelo secretário da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira, que representa o governador Geraldo Alckmin no evento.
A solenidade comemora também o aniversário de 133 anos do Comando do Corpo de Bombeiros, subordinado à Polícia Militar. A compra das novas viaturas representa um investimento de R$ 16,7 milhões do Governo. Os carros serão destinados a todas as regiões do Estado.
O secretário adjunto da Secretaria da Segurança Pública (SSP), Antonio Carlos da Ponte, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Benedito Roberto Meira e o delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Maurício Souza Blazeck, estiveram presentes, assim como o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Campos Repulho.
Entre os novos veículos, estão auto-tanques, unidades de resgate, comandos de área e furgões - 10 unidades de cada tipo, além de 14 viaturas orgânicas (que são os carros pequenos) e cinco unidades de suporte avançado. Duas auto-escadas, duas auto-bombas e 35 chassis para auto-tanques também foram compradas. Atualmente, a frota do Corpo de Bombeiros conta com mais de 2,3 mil viaturas.
Ainda durante a solenidade, mais de 70 pessoas foram agraciadas com medalhas do Centenário dos Bombeiros, entre elas o secretário da Segurança e o delegado-geral. A homenagem será concedida ainda a militares, como o corregedor da Polícia Militar, coronel Rui Conegundes de Souza, e o comandante do Exército Brasileiro na região sudeste, general Adhemar da Costa Machado Filho.
Entre as mais variadas ocorrências que o Corpo de Bombeiros atende no dia a dia - resgates e salvamentos em terra, mar e ar - uma delas será simulada aos convidados durante o evento. Os bombeiros vão desencarcerar uma “vítima” presa nas ferragens de um automóvel, como se fosse um resgate em acidente de trânsito.
O Corpo de Bombeiros e seus 133 anos
Os bombeiros começaram a atuar, oficialmente, em 10 de março de 1880, apenas na cidade de São Paulo. Naquela época, o efetivo era de apenas 20 homens. A expansão para o interior do Estado começou em 1943, quando a organização passou para a responsabilidade do governo estadual e não mais do municipal.
A rede de rádio para a comunicação entre os quartéis e as viaturas foi inaugurada em 1955. O sistema servia para informar as rotas e a evolução das ocorrências, além de centralizar os chamados. Somente 23 anos depois, o número de emergência (193) foi adotado.
Atualmente, o Corpo de Bombeiros possui 20 Grupamentos de terra e um Marítimo (GBMar), além da Escola Superior de Bombeiros e do Centro de Suprimento e Manutenção. Em 1964, a Companhia Escola foi criada junto com o Curso de Bombeiro para Oficiais.
O Serviço de Resgate do Estado de São Paulo foi consolidado através do Decreto Lei nº 38.432, garantindo a operacionalização através da Polícia Militar, por intermédio do Corpo de Bombeiros e do Grupamento de Rádiopatrulha Aérea (GRPAe).
Há mais de 15 anos, os Bombeiros contam com o Sistema de Comando de Operações em Emergência (SICOE), que coordena grandes operações de emergência.
Governo Federal destaca Bombeiros de SP
Uma pesquisa divulgada pelo Ministério da Justiça no final de fevereiro, em relação ao ano de 2011, mostrou que São Paulo conta com o maior número de postos de atendimento do Corpo de Bombeiros do país, 235 ao todo. O maior número de unidades de atendimento técnico, ou seja, na prevenção de incêndio e pânico, também está em SP, com 127 bases.
O levantamento mostrou ainda que no Estado são atendidas anualmente cerca de 8,4 milhões chamados ao 193. O Comando paulista é o que possui o maior número de equipamentos para a proteção do bombeiro durante o trabalho, como luvas, botas, calças, capacetes, além de contar com a maior quantidade de equipamentos para salvamentos. É também o único que possui câmeras de imagem térmica.
Projetos Sociais
Além da Campanha Bombeiro Sangue Bom, que incentiva a doação de sangue, o Comando desenvolve o Programa SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania que, na Capital, atende 360 crianças e adolescentes, em seis postos (Sé, Almanara, Itaquera, Jabaquara, Guarapiranga e Santo Amaro), sob a coordenação da ONG Instituto Mensageiros.
O programa proporciona complementação escolar, utilizando arte-educação e educação de valores, visando inclusão social. O projeto acontece em períodos extra-escolares, para crianças e adolescentes, de todos os gêneros, na faixa etária de 10 a 15 anos.
O programa Amigo Bombeiro propõe a participação do comando em ações de coleta de leite materno para abastecimento dos bancos de leite, desenvolvido principalmente na região do ABCD.
Além disso, há o projeto Chama Segura - parceria do Corpo de Bombeiros, do Instituto Mensageiro e da Liquigás -, que retira de circulação mangueiras e reguladores danificados de gás de cozinha, que podem provocar vazamentos e explosões.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança Pública

Nenhum comentário:

Postar um comentário